domingo, 27 de abril de 2008

Futebol: um sonho a ser alcançado

Texto produzido para aula de Laboratório de Redação

De tempos em tempos novos talentos surgem no futebol brasileiro. Pode-se dizer que ser um grande jogador é sonho de grande parte dos meninos, porém, não é para todos que esta estrela brilha. É preciso, como os próprios dizem, "suar a camisa" para conseguir uma vaga num clube e destacar-se nele.
Este é o caso de Everton Ribeiro,19, jogador do Corinthians. Recentemente o rapaz ingressou no clube paulista e se diz satisfeito por ter conseguido chegar lá.
uma sensação maravilhosa,saber que você tá conseguindo realizar um sonho de criança e é realmente muito emocionante ver o estádio lotado,a torcida gritando seu nome e tudo mais", diz. Apesar de realizado por jogar em seu time do coração, Everton aponta um lado que o preocupa. " Tanto por parte da torcida como da mídia, há uma pressão enorme. Qualquer coisa que acontece aqui dentro vira notícia, qualquer erro a torcida pega no seu pé.Tem que ter muita tranquilidade pra trabalhar aqui", complementa.
Todo grande clube (seja ele nacional ou internacional) passa por graves e profundas crises. Com o Corinthians não foi diferente. O time passou por grandes dificuldades, especialmente no ano de 2007, onde durante o Campeonato Brasileiro, foi rebaixado para a série B, a famosa "segundona" . Até hoje o clube enfrenta a problemática de estar num grupo de times de categoria inferior ao que ele estava acostumado, e foi justo nessa época que Everton teve a grande chance de mostrar sua capacidade em campo. Quando questionado se a posição do Corinthians no campeonato atrapalhava-o pois estava em início de carreira, o jovem responde categoricamente: "por um lado atrapalhou, por outro ajudou. Foi ruim pois um rebaixamento fica marcado pra sempre na carreira de um jogador, principalmente por ser um clube como o Corinthians. Mas por outro lado, a torcida sempre me apoiou e jamais me xingou, eu consegui criar uma identificação com a torcida".
Histórias como a de Everton não são raras. Em todo canto do Brasil existem jovens sonhadores que almejam alcançar o estrelato jogando bola. Outro exemplo ocorre com Caju,19, também jogador do Corinthians recém ingressado no time.
Caju jogou durante muitos anos no clube paulista Juventus e agora, jogando no Corinthians, diz que a única coisa que difere um clube do outro é a torcida. "De grandeza, os dois são iguais" (risos).
Adriano, Ronaldo, Kaká...todos eles são brilhantes jogadores que, assim como Everton e Caju, começaram sua carreira em times menores e hoje fazem um maravilhoso futebol nos campos europeus. "Todo jogador sonha em jogar no exterior, se garantir financeiramente, ajudar a família. Mas, primeiro, quero fazer minha história aqui no Corinthians, dar muitas alegrias à torcida, cumprir meu contrato e daqui um bom tempo pensar em ir pra fora. Ainda há muito tempo pra ficar por aqui", completa Caju.

Nenhum comentário: